Caminhão do peixe |
O volume de pescado movimentado pelos mais de mil pescadores profissionais e a produção existentes gerada nos 190 hectares de lamina d’água de piscicultura existentes em Cáceres devem fazer com que município seja o primeiro dos doze integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do "Complexo Nascentes do Pantanal", a usufruir do Caminhão Feira do Peixe, apresentado na ultima quinta-feira, 17, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur).
A possibilidade foi colocada pelo secretário executivo do Consórcio, Dariu Antônio Carniel. Ele explicou que pelo potencial, a cidade poderá ser a primeira beneficiada, mas esta decisão ainda será discutida por um Comitê Gestor que será formado para ordenar o uso do caminhão.
Durante o evento que contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jilson Francisco da Silva, dos prefeitos Maria Manea (Lambari D’Oeste), Cabo Lair Ferreira (Curvelândia) e Túlio Fontes (Cáceres), foi realizada a assinatura do termo de uso do caminhão repassado pelo ministério da Pesca e Aqüicultura.
Conforme, Valter Santana, Superintendente do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) em Mato Grosso, o Caminhão se destina ao apoio aos produtores para venda de peixe diretamente aos consumidores de forma itinerantes. Ele explicou que para que isso ocorra, os pescadores e produtores precisam estar organizados e formalizar convênios junto às prefeituras integrantes do Consórcio.
Ele aproveitou para parabenizar o Consórcio que saiu na frente de muitas regiões do Estado ao elaborar o projeto que culminou com a liberação do Caminhão. Santana explicou ainda que o sucesso do uso do Caminhão certamente abrirá caminho para que outros possam vir para região para atende a demanda crescente por peixe.
Já o secretário Jilson Francisco, afirmou que a região sudoeste deve contribuir decisivamente para ajudar o Estado a se tornar nos próximos anos um dos maiores produtores de peixe do País. Ele destacou o potencial natural da região para a atividade que segunda ele, poderá promover um equilibrou social e econômico, especialmente entre os pequenos produtores rurais.
O secretário também afirmou que o governo está elaborando um projeto de lei que isentará as propriedades de até cinco hectares de licença para a piscicultura. Ele afirmou que este é o principal e maior gargalo para que a atividade se torne um importante componente da economia do Mato Grosso.
Jilson Francisco aproveitou para se despedir do comando da pasta. Ele elogiou a indicação do deputado estadual José Domingos para função e disse que está pronto a colaborar para que ele faça uma grande gestão.
O secretário destacou a importância da vinda do Democratas para o governo e disse que isso é uma grande oportunidade para o prefeito Túlio Fontes liderar um projeto de desenvolvimento regional.
O prefeito de Curvelândia, Lair Ferreira, afirmou que as 930 pequenas propriedades existentes no município, estão muito otimistas com a piscicultura. Ele afirmou que sua administração está pleiteando todo a apoio para que Curvelândia seja um importante produtor de peixe. Ele ressaltou que o município já possui algumas pisciculturas, que estão inclusive produzindo e comercializando Pintados.
Já a prefeita Maria Manea, anunciou que está deixando a presidência do Consórcio nos próximos dias. Ela afirmou que no curto período que esteve ocupando o lugar do ex-prefeito Antônio Milanezi de Rio Branco, aproveitou para solicitar o ministério da Pesca, uma retro escavadeira de grande porte, para auxiliar os municípios na abertura de tanques. A prefeita também falou com otimismo do potencial de Lambari para a piscicultura.
Durante o evento o prefeito de Cáceres falou da satisfação de estar sediando a solenidade e afirmou que o município utilizara muito o Caminhão. O prefeito disse ainda que o desenvolvimento da cadeia da piscicultura é uma das metas da sua gestão. Túlio Fontes explicou que acredita no grande potencial da atividade especialmente pela grande quantidade de pequenas propriedades.
O prefeito disse que a determinação é tanta que recentemente o município criou o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aqüicultura Familiar (Piscicultura). A lei da autonomia para que a prefeitura construa tanques, etapa que representa o maior custo para implantação da atividade. Além disso, o município também vai poder oferecer capacitação e assistência técnica, outro apoio fundamental para sucesso do empreendimento.
Segundo o secretário Agricultura de Cáceres, James Cabral, a iniciativa da prefeitura visa aumentar a produção e agregar renda as propriedades da agricultura familiar.
Ainda durante a solenidade, o prefeito Túlio Fontes destacou a necessidade da união dos municípios da região em defesa de mecanismos de desenvolvimento importantes como a Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso (ZPE), e o aeroporto internacional Nelson Dantas, ambos com sede em Cáceres. O prefeito salientou que o funcionamento da ZPE e do Aeroporto trarão ganhos para toda região.
O evento foi prestigiado por representantes das cidades que compõem o Consorcio que tiveram a oportunidade de participar de um debate e assistir uma palestra sobre produção e manejo de pescado, ministrada pelo consultor técnico da Cooperativa da Agricultura Familiar de Cáceres, Isaias Alves Macedo. O representante do ministério da Pesca, Valter Santana também fez uma palestra explicou como deve ser feito o uso do Caminhão.
Ainda prestigiaram a solenidade, o superintendente da área de piscicultura da Sedraf, Adair José de Moraes, o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Edson Justino dos Reis, o superintendente do MT Regional, Edivaldo Paiva, o superintendente de Projetos Especiais da Sedraf, Paulo Bilégo, os vereadores de Cáceres cabo Nilson Pereira, Celso Fanai, Alonso Batista dos Santos e a professora Zulema Netto Figueiredo, Chefe do Departamento Agronomia da Unemat.
Fazem parte do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos. Desde 14 de dezembro do ano passado, ele é presidido pela prefeita de Lambari D’Oeste, Maria Manea da Cruz.
Fonte:
Assessoria/PMC
18/03/2011 - 16h51min
Nenhum comentário:
Postar um comentário