domingo, 27 de fevereiro de 2011

Secretária de Turismo de MT apresenta projetos em Brasília



Os secretários de Turismo dos estados que sediarão a Copa do Mundo de 2014 reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (24.02), com representantes do Ministério do Turismo e com a diretoria da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux para discutir projetos em andamento e gargalos para a realização do evento no País.
Durante a reunião, a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Teté Bezerra, apresentou as ações e os investimentos que o Governo de Mato Grosso pretende realizar na melhoria da infraestrutura dos municípios, que ficam ao entorno de Cuiabá, cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. Entre os projetos apresentados pela secretária está à revitalização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, fomento do turismo rural e étnico, entre outros.
“Esse é um momento único na história de Mato Grosso. Vamos sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo e seu legado será fundamental para impulsionar setores como o Turismo. Por isso, que o Governo do Estado e a Secretaria do Turismo não vão medir esforços para realizar todas as obras necessárias e preparar o Estado para receber turistas do mundo inteiro”, disse a secretária ao ressaltar que a secretaria não vai investir na infraestrutura turística apenas dos municípios que ficam ao entorno de Cuiabá. “Nossa meta é trabalhar para fomentar o turismo em todos os municípios mato-grossenses”, frisou Teté Bezerra.
A secretária, que foi deputada federal na mesma legislatura do ministro do Turismo Pedro Novais, informou que durante um encontro com o ministro no 17º Workshop & Trade Show CVC, em São Paulo, nessa quarta-feira (23,02), ele garantiu apoio do Governo Federal para desenvolver o potencial turístico de Mato Grosso. “O ministro Pedro Novais conhece o nosso potencial. Ele assegurou que o Estado terá prioridade nos investimentos do Ministério do Turismo, principalmente porque Cuiabá é uma das sedes da Copa”, assinalou. 
Durante a reunião com representantes do Governo Federal e de entidades ligadas ao turismo, foram debatidos ainda, os 65 destinos turísticos indutores do Plano Nacional do Turismo, indicados pelo Ministério do Turismo (PNT). Em Mato Grosso, o Ministério do Turismo apontou duas cidades como indutoras do turismo, Cuiabá e Cáceres. O objetivo do projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, é definir parâmetros, avaliar o estágio do desenvolvimento e elaborar o plano de ação para que os 65 destinos indutores alcancem a competitividade de nível internacional. Em 2008 foi realizada a primeira edição do estudo, que apresentou o estágio de competitividade turística de cada destino e do País.
Ainda dentro da programação do último dia do 17º Workshop & Trade Show CVC, a secretária Teté Bezerra participa nesta quinta-feira, às 15 horas, da reunião do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur). A 1ª reunião do ano do fórum será coordenada pelo ministro do Turismo, Pedro Novais.
A pauta desta que é a 59ª Reunião Ordinária do fórum envolve a apresentação da dinâmica de atuação do Núcleo Gestor do Turismo Brasileiro junto ao Conselho Nacional do Turismo, sob a coordenação do Ministério do Turismo. As autoridades também conhecerão os projetos em desenvolvimento do MTur/Embratur, assim como alinharão perspectivas para o futuro do setor e parcerias com o Fornatur.



Fonte: Sedtur/Ana Karla Foto: Câmaraonline

Fonte: Copa no Pantanal

Nenhum comentário:

Postar um comentário