segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TURISMO - CÁCERES TEM ACESSO A TREINAMENTO E MATERIAL DIDÁTICO “KIT DIDÁTICO CAMINHOS DO SABOR”



A última etapa do curso oferecido pelo Programa Caminhos do Sabor em Cáceres foi concluída com sucesso na ultima quinta feira (24/02/2011). 20 empresas em Cáceres foram treinadas para disseminarem boas práticas de manipulação de alimentos, boas práticas de atendimentos e construção de indicadores financeiros com economia, eficácia e eficiência. As empresas receberam também consultoria especializada e individual com visitas técnicas locais, nos meses de dezembro/2010, janeiro e fevereiro de 2011.

O curso foi avaliado com louvor, pelos empresários participantes que relataram perceber em seus funcionários não só mudanças de comportamento e postura frente à gestão, atividades diárias em equipe e mas principalmente no tratamento com os clientes, foram feitas considerações sobre a excelência e qualidade do material e o Desempenho didático apresentado pelo Consultor Sr. Alberoni Leal.
A Senhora Maria de Lourdes Costa Marques Neves ,empresária a mais de 30 anos em Cáceres, proprietária da empresa NL, comentou os avanços de sua equipe de trabalho e lamentou que muitos empresários da área, não tenha usufruído dos benefícios do programa, já que das 40 vagas disponibilizadas para Cáceres, apenas 20 empresas se interessaram pelo curso. Destacou ainda a necessidade e a importância da classe empresarial estar mais unida, mas organizada em prol crescimento e desenvolvimento turístico da nossa cidade .

A Presidente do Comtur Rosangela Lazarin
recebe os Kits do  Consultor  Alberoni Leal 

O comitê Gestor de Turismo do município/COMTUR, recebeu, na data de 24/2/2011, da ABRASEL, kits com o material didático do curso: Vídeos aulas de Inglês, de Espanhol, Boas práticas de manipulação de alimentos.
Considerando que missão do Comitê Gestor de turismo é articular e incentivar o desenvolvimento do turismo em Cáceres e região de forma sustentável, aumentando a competitividade do destino turístico, com o objetivo de aumentar a qualidade do atendimento e recepção turística em nossa região até 2014, estrategicamente o comitê, dispõe de dois membros, treinados nesse curso e pretende disponibiliza-los, a preço de custo, aos empresários que solicitarem.
Restaurantes, bares,barco hotéis, podem solicitar a capacitação, junto ao Comitê Gestor ou apenas, através de cautela temporária, utilizar o material didático fornecido pela ABRASEL. O projeto deverá alcançar outros municípios, induzindo-os ao desenvolvimento turístico.
No intuito de facilitar democraticamente, o acesso do material, (Kit didático Caminhos do Sabor) foi encaminhado para as seguintes entidades públicas: 1- Biblioteca Regional doCampus Universitário Jane Vanini 2- SEBRAE- Agencia de Cáceres , 3- E SEMATUR- Coordenadoria de Turismo.


*Maiores informações poderão ser adquiridas nos referidos locais ou pelo contato abaixo listado.

Rosangela Cabral Rosa Lazarin
Presidente do COMTUR & Coord.do Comitê Gestor Turismo do Município de Cáceres-MT
E-mail lilazluz@hotmail.com /Tel. 65 32210012- 92141535

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Secretária de Turismo de MT apresenta projetos em Brasília



Os secretários de Turismo dos estados que sediarão a Copa do Mundo de 2014 reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (24.02), com representantes do Ministério do Turismo e com a diretoria da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux para discutir projetos em andamento e gargalos para a realização do evento no País.
Durante a reunião, a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Teté Bezerra, apresentou as ações e os investimentos que o Governo de Mato Grosso pretende realizar na melhoria da infraestrutura dos municípios, que ficam ao entorno de Cuiabá, cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. Entre os projetos apresentados pela secretária está à revitalização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, fomento do turismo rural e étnico, entre outros.
“Esse é um momento único na história de Mato Grosso. Vamos sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo e seu legado será fundamental para impulsionar setores como o Turismo. Por isso, que o Governo do Estado e a Secretaria do Turismo não vão medir esforços para realizar todas as obras necessárias e preparar o Estado para receber turistas do mundo inteiro”, disse a secretária ao ressaltar que a secretaria não vai investir na infraestrutura turística apenas dos municípios que ficam ao entorno de Cuiabá. “Nossa meta é trabalhar para fomentar o turismo em todos os municípios mato-grossenses”, frisou Teté Bezerra.
A secretária, que foi deputada federal na mesma legislatura do ministro do Turismo Pedro Novais, informou que durante um encontro com o ministro no 17º Workshop & Trade Show CVC, em São Paulo, nessa quarta-feira (23,02), ele garantiu apoio do Governo Federal para desenvolver o potencial turístico de Mato Grosso. “O ministro Pedro Novais conhece o nosso potencial. Ele assegurou que o Estado terá prioridade nos investimentos do Ministério do Turismo, principalmente porque Cuiabá é uma das sedes da Copa”, assinalou. 
Durante a reunião com representantes do Governo Federal e de entidades ligadas ao turismo, foram debatidos ainda, os 65 destinos turísticos indutores do Plano Nacional do Turismo, indicados pelo Ministério do Turismo (PNT). Em Mato Grosso, o Ministério do Turismo apontou duas cidades como indutoras do turismo, Cuiabá e Cáceres. O objetivo do projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, é definir parâmetros, avaliar o estágio do desenvolvimento e elaborar o plano de ação para que os 65 destinos indutores alcancem a competitividade de nível internacional. Em 2008 foi realizada a primeira edição do estudo, que apresentou o estágio de competitividade turística de cada destino e do País.
Ainda dentro da programação do último dia do 17º Workshop & Trade Show CVC, a secretária Teté Bezerra participa nesta quinta-feira, às 15 horas, da reunião do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur). A 1ª reunião do ano do fórum será coordenada pelo ministro do Turismo, Pedro Novais.
A pauta desta que é a 59ª Reunião Ordinária do fórum envolve a apresentação da dinâmica de atuação do Núcleo Gestor do Turismo Brasileiro junto ao Conselho Nacional do Turismo, sob a coordenação do Ministério do Turismo. As autoridades também conhecerão os projetos em desenvolvimento do MTur/Embratur, assim como alinharão perspectivas para o futuro do setor e parcerias com o Fornatur.



Fonte: Sedtur/Ana Karla Foto: Câmaraonline

Fonte: Copa no Pantanal

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EMBRATUR DIVULGA A AGENDA DE PROMOÇÃO COMERCIAL DO TURISMO BRASILEIRO DE 2011






Com objetivo de facilitar o planejamento das ações de 2011, o Ministério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, disponibilizou aos profissionais do setor de turismo e imprensa especializada a Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro de 2011.


A Agenda de Promoção permite que os setores, público e privado,
façam um planejamento antecipado de suas ações.

A Agenda conta com uma previsão inicial de 266 ações em 40 países e oferece a empresários, entidades e órgãos públicos a oportunidade de anteciparem sua participação em diversas ações no mercado internacional.
Segundo o presidente da Embratur, Mário Moysés, o investimento total para a promoção internacional do Brasil em 2011 é de R$ 180 milhões. “Estamos prevendo uma agenda internacional que inclui feiras internacionais de turismo, seminários e workshops com operadores e agentes de viagens nos principais países emissores de turistas do mundo. Vamos focar também em treinamentos de agentes e contato constante com o mercado turístico internacional por meio da imprensa e do público final”, diz.
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, ressalta as vantagens que a Agenda traz para o poder público e para a iniciativa privada. “Conhecer esta ferramenta que estamos disponibilizando, leva à otimização dos investimentos, ao reforço da promoção da imagem do Brasil no exterior, o acesso a informações de mercado, e maior facilidade em contatos comerciais”, explica. Para ele é essencial que os estados, municípios e empresários ligados ao turismo se utilizem da Agenda para não apenas planejarem suas ações, mas também se associarem à estratégia geral de promoção do Brasil no exterior.



Como consultar a Agenda de Promoção Comercial 2011:

Acesse o site: www.brasilnetwork.tur.br

1° passo: clicar no link “AGENDA”;

2° passo: clicar no link “Participe de eventos sobre o Brasil no país e no mundo”, (a partir desse ponto a busca pode ser feita de várias maneiras):


Link “País” + link “Tipo do Evento”

Pode ser selecionado da seguinte forma:

· “Todos os países” e “todos os tipos de eventos” ou;

· “Um país específico” e “todos os tipos de eventos” ou;

· “Um país específico” e “um tipo de evento específico” ou;

· “Todos os países” e “um tipo de evento específico”;



Link “Busca Avançada”

Permite selecionar um determinado período de tempo, buscar informações segmentadas e ordenar a busca por ordem alfabética e data.


Link “Download de resultados”

Permite salvar os resultados obtidos em formato “pdf” ou em “xls”.

Fonte:

Assessoria de Comunicação da EMBRATUR

(61) 2023-8517

imprensa@embratur.gov.br

31/01/2011

Carnaval Legal: Prefeitura divulga programação do Cáceres Folia 2011

Atendendo ao apelo de comerciantes, da Liga dos Blocos Carnavalescos e de foliões, a prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), realizará de 4 a 8 de março na Praça de Eventos, o Cáceres Folia, Carnaval Legal!

Conforme o secretário Sandro Miguel da Silva Paula, o evento está sendo realizado com o apoio da iniciativa privada que está patrocinando a maior parte dos custos. “Estamos vivendo um momento de crise financeira na prefeitura, com queda de receitas, mas não poderíamos, apesar de todas as dificuldades, ignorar os apelos. Com apoio da iniciativa privada conseguimos programar um evento a altura que merece o nosso povo e ao mesmo tempo vamos manter aquecida a economia da nossa cidade”, explicou.

O secretário revelou que o Carnaval terá a presença de seis bandas, duas delas de Cáceres. Ele confirmou que também haverá matinê infantil, desfile de blocos e bailes populares todas as noites.

Uma das inovações deste ano será a presença de uma banda que tocará antigas marchas na abertura da programação na sexta-feira, 4. Na sequência, a banda cacerense, Conexão sobe ao palco da Praça de Eventos para esquentar a festa. Fechando a primeira noite, o Grupo Fissura promete colocar publico para até a madrugada de sábado, 5, como muito samba e axé.

A segurança dos foliões foi cuidadosamente planejada pela Sematur em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Além disso, a Secretaria de Saúde, através do CTA/SAE em parceira com a Cruz Vermelha, estará presente com um aparato para atender eventuais problemas. O evento também será realizado conforme as recomendações do juizado da infância e da adolescência, que regula a presença de menores no Carnaval.

Conforme Sandra Miguel, o Cáceres Folia, Carnaval Legal, terá uma estrutura moderna com fechamento, bares, lanchonetes, banheiros químicos, camarotes e área vip.

Dentro desta estrutura é que acontecerão os desfiles dos blocos com a participação do Papa-léguas, Assombrados e Seca Butecos A novidade é o retorno do tradicional bloco Unidos da Cavalhada. As apresentações começam no sábado, 5 e vão até terça-feira, 8.

Para motivar os blocos, a Sematur conseguiu viabilizar junto a patrocinadores R$ 3.500 reais em premiação que será distribuída da seguinte maneira: R$ 2 mil para o campeão, R$ 1.500 para o segundo colocado e mil para o terceiro lugar. Como ocorre desde o ano passado, os blocos receberão uma ajuda de custo de R$ 2 mil reais.

Fonte:
Por: Assessoria/PMC
25/02/2011 - 15h28min
Fotos: Blog caceresfest

MTur e CNC discutem ações para o turismo

O ministro do Turismo, Pedro Novais, reuniu-se, nesta terça-feira (22/02), em Brasília (DF), com os membros da Câmara Empresarial de Turismo (CET) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na ocasião, o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, entregou ao ministro documento consolidado com os principais pleitos e proposições do setor de turismo. Novais falou sobre as ações e perspectivas de desenvolvimento do turismo tendo em vista a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
“A Copa do Mundo não é um projeto somente dos governantes. É um sonho brasileiro. Um sonho de todos. Por isso, há um esforço multisetorial entre governo federal, estados, municípios, entidades de classe e iniciativa privada. Nós somos uma tríplice aliança - ministério, CNT e Fornatur. O turismo só será grande com ajuda de vocês”, ressaltou Novais ao dirigir-se aos representantes de classes patronais do setor de turismo integrantes da CET.
Durante o evento, Novais destacou que, para o ministério, a Copa começou no instante que o Brasil foi apontado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como sede do mundial de 2014. Desde então, o ministério acelerou ações na área de qualificação de mão-de-obra e a articulação de linha de créditos para reforma, construção e ampliação de hotéis. Segundo Novais, este ano, a ideia é ampliar a linha de R$ 1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a hotelaria.
O presidente da CNC convidou os presentes a unirem-se na defesa do turismo do país. “A atividade social e econômica do turismo é a que mais cresce no Brasil e no mundo. O turismo será o carreador dos países emergentes e o país com mais condições é o Brasil”, enfatizou Santos.
Na ocasião, Santos lembrou que estão sendo instaladas câmaras de turismo em todos os estados. “Estamos formando uma massa crítica de defesa do turismo em todo o país”, finalizou. A CET, composta por 23 entidades representantes do comércio de turismo no Brasil, funciona como um centro de inteligência empresarial focada na definição de ações e estratégias para o fomento da atividade turística no país.


Publicado em 23/02/2011
Fonte: MINISTÉRIO DO TURISMO

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estado de Mato Grosso terá apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura para agilizar licenciamentos

      A ministra da Pesca e Aqüicultura Ideli Salvatti, que esteve em Mato Grosso, foi recebida pelo governador Silval Barbosa para discutir sobre a liberação do licenciamento ambiental - um dos requisitos para a liberação de crédito aos pequenos produtores que trabalham com a psicultura. O Governo Federal irá apoiar o Estado na ampliação do setor em Mato Grosso.

Quinta, 24 de fevereiro de 2011, 15h10
Fonte:
SOYARA BATISTA
TV SECOM-MT

FICHA TÉCNICA
DURAÇÃO: 1’57”
REPORTAGEM: SOYARA BATISTA
IMAGENS: CARLOS ALBERTO
EDIÇÃO: ENILDO SOUZA

Ministra destaca potencial de Mato Grosso para a criação de peixes

Governador Silval Barbosa
recebe visita da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti
Crédito: Marcos Negrini/Secom-MT
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, recebeu na manhã desta quinta-feira (24.02) em seu gabinete no Palácio Paiaguás, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, onde discutiram vários assuntos ligados ao setor para melhorar e aumentar a produção da pesca no Estado e assim, garantir melhores condições de trabalho aos piscicultores de forma mais abrangente.
Conforme disse a ministra a conversa foi sobre o estreitamento das relações entre as ações do Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura e o Governo de Mato Grosso. Um dos assuntos tratados foi a liberação das licenças ambientais na área da piscicultura, já que está consagrado, por uma resolução do Coselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que no caso da criação com tanque rede ou tanque escavado, o licenciamento desses empreendimentos é de responsabilidade dos governos estaduais.
“Mato Grosso tem um potencial imenso de produção. É um dos estados que produz de forma significativa e tem condição de rapidamente dobrar e triplicar esta produção se agilizarmos as licenças ambientais, pois quando não há licença não há acesso ao crédito (Pronaf da Pesca)”.
De acordo com Ideli Salvatti o impacto ambiental causado pela escavação de tanques é “praticamente insignificante, já que a criação do peixe acaba tendo um efeito ambiental extremamente significativo porque é muito mais viável economicamente, mais rentável. A piscicultura pode ser uma alternativa para substituir o impacto ambiental de larga escala da pecuária”.
Mato Grosso ocupa o quinto lugar no Brasil, com 35 mil toneladas de produção ao ano e a tendência é aumentar a produção com a conclusão dos estudos do parque aquícola do Manso. “Mato Grosso dobrará sua produção, chegando a 70 mil toneladas ao ano, tendo ainda o potencial de produzir de forma significativa juntamente com a agricultura familiar, instalando os tanques escavados”, disse a ministra, destacando que a parceria entre os Governos federal e estadual só tem a trazer benefícios.
Para o governador Silval Barbosa a economia voltada para a piscicultura é muito interessante, principalmente fortalecendo a agricultura familiar. “No ano passado doamos duas máquinas para a baixada fortalecendo a piscicultura e queremos ampliar essa ação em todo o Estado com os Consórcios”.
Quanto aos licenciamentos o governador disse que a questão burocrática, quanto às licenças ambientais e outros modelos sugeridos pela ministra, será discutida com o secretário de Meio Ambiente e a Assembleia Legislativa verificando a possibilidade da simplificação do processo de licenciamento “para atingirmos o máximo de produtores porque existe um financiamento muito interessante destinado à pesca e à produção de peixes, pelo Pronaf que temos que fazer com que todos os produtores tenham acesso ao programa”.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, destacou a importância da parceria e a sintonia entre os Governos Federal e Estadual com a vinda da ministra ao Estado. Segundo Jilson Francisco esse é um projeto que está nas prioridades das ações do Governo do Estado. “A vinda da ministra a Mato Grosso vai nos ajudar a fazer com que essa atividade seja de inclusão de muitas famílias que vivem no campo. Na agricultura familiar temos 150 mil famílias e 60% não possui renda adequada. Com essa atividade conseguiremos aumentar a renda e gerar emprego, proporcionando melhores condições de vida a essas famílias”.

ESTRUTURA
Questionado sobre uma possível estrutura para alojar uma Pasta do setor de piscicultura o governador Silval Barbosa explicou que o que o Governo tem procurado é ampliar o modelo de gestão em todas as áreas. “Estamos passando por uma reforma de Secretarias e é possível vermos uma estrutura específica da pesca. Quando você tem uma cadeia produtiva temos que nos preocupar e estruturar o máximo para que tenha uma organização maior. Tratamos das cadeias com os Consórcios e a essa do peixe será dada prioridade também”, concluiu o governador.

Fonte:
DANI CUNHA
Redação/Secom-MT

Ministra da Pesca e Aquicultura visita Governo de MT e propõe ajuda para desenvolver o setor


Governador Silval Barbosa
recebe visita da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti
Crédito: Marcos Negrini/Secom-MT

O governador Silval Barbosa recebeu, na manhã de quinta-feira, 24 de fevereiro, a visita da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti./ Licenças ambientais e a criação de uma estrutura própria no Estado para atender as demandas da piscicultura, foram os principais assuntos tratados durante o encontro./ Silval Barbosa ressaltou que Mato Grosso ocupa o quinto lugar no ranking da piscicultura e destacou a importância na visita da ministra.//
 “A ministra traz alguns modelos..., por falta de projetos liberados”.
A ministra Ideli Salvatti frisou que Mato Grosso tem um grande potencial de produção de peixes, o que falta é agilidade nas questões ambientais.//
“Quando não tem a licença, qual é o..., utilizados todos os anos”.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, a visita da ministra ajuda na elaboração de projetos que vão desenvolver o setor.//

“A vinda da ministra aqui vai nos..., lugar no ranking nacional”.

Depois da audiência com o governador Silval Barbosa, a ministra Ideli Salvatti, viajou para Sorriso, a 410 quilômetros de Cuiabá, onde visita as instalações da Nativ Pescados./ No período da tarde ela volta à capital, onde entrega três caminhões feira para os Consórcios Intermunicipais Vale do Rio Cuiabá e Nascentes do Pantanal e a prefeitura da cidade./ A solenidade vai ser realizada no Mercado do Porto, às as 14h:30.//

Fonte:
DANI CUNHA
Redação/Secom-MT

Agência do Sebrae em Cáceres Oferece: APRESENTAÇÃO DE LINHAS DE CRÉDITO VOLTADAS PARA O TURISMO

O Sebrae Agência Cáceres, através do projeto “Fortalecimento do turismo e artesanato nos municípios de fronteira” convida a todos os empresários ligados ao turismo de Cáceres e região para participarem de um encontro para apresentação das Linhas de Crédito disponíveis para o turismo nos bancos da região.

Local do Encontro: Auditório do SEBRAE – Cáceres MT.
Data: 17 de março de 2011.
Horário: 19h

*Na ocasião apresentaremos as ações do Grupo Gestor do Turismo de Cáceres.



Informações:
Rua Comandante Balduíno, nº 685 Centro
CEP: 78.200-000 / Cáceres-MT
Fone: (65) 3223-1840
Contato: Romário Jales – Projeto de Turismo e Artesanato


Participação dos Bancos:

Banco da Amazônia
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
                            


Projeto Turismo e Artesanato
Grupo Gestor de Turismo de Cáceres MT.
SEBRAE - Ag. Cáceres MT
Fone.: (65) 3223-1840

GASTO DE TURISTAS ESTRANGEIROS NO BRASIL AUMENTA 5%


De acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, as despesas de turistas estrangeiros registradas no primeiro mês de 2011 aumentaram 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em janeiro de 2010 foram gastos US$ 566 milhões, este ano o valor chegou a US$ 595 milhões.

“O total alcançado em 2011 mantém o crescimento já verificado em janeiro do ano passado, quando as despesas dos turistas passaram de US$ 495 milhões para US$ 566 milhões”, afirma Mário Moysés, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O aumento foi significativo e representou um crescimento de 14% em relação a 2009.

O cálculo feito pelo Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais.



Assessoria de Comunicação da EMBRATUR
(61) 2023-8517
23/02/10

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Secretária Teté Bezerra participa da reunião de secretariado

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, participa nesta segunda-feira (21.02), às 14 horas, na Sala de Reunião ‘Governador Garcia Neto’, no Palácio Paiaguás, da reunião de secretariado. A reunião que foi convocada pelo governador Silval Barbosa, contará com a participação de todo o staff da administração estadual, entre secretários, presidentes e diretores da Administração Indireta.
Na ocasião, serão discutidas as metas e prioridades da Administração Pública de Mato Grosso e também será tirada a foto oficial da equipe de secretariado desta gestão.


 

Publicado em 21/02/2011
Fonte: ANA KARLA COSTA - ASSESSORIA SEDTUR-MT

Reitor da Unemat debate projetos de turismo com Secretária Teté Bezerra

O reitor da Unemat vem se reunindo com vários Secretários, a fim de fechar parcerias com o governo do estado. Na semana passada, no dia 26 de janeiro, acompanhado da pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Juliana Mattiello, visitou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Turismo. A pauta da reunião com a Secretária da Sedtur, Teté Bezerra foi uma possível parceria, a intenção é firmar um termo de cooperação técnica que possibilite capacitar e qualificar mão-de-obra para receber os turistas na Copa do Mundo de 2014.
Segundo Adriano Silva, esta parceria é muito importante para o turismo no Mato Grosso e gera ao estudante a possibilidade de participar efetivamente de um evento tão importante como uma Copa do Mundo. “A Copa do mundo vai ser um divisor de águas no país, principalmente no nosso estado. Como uma universidade, precisamos aproveitar o momento para inserir este grande evento no cotidiano acadêmico.” Afirmou ele.
“A Unemat é uma das mais importantes reservas intelectuais de Mato Grosso, por isso precisamos trabalhar em conjunto para fortalecer o turismo, principalmente agora que somos uma das sedes da Copa. A Unemat é fundamental nisso, pois ela pode fazer essa capacitação por meio de seus cursos de turismo e agronomia”, destacou Teté Bezerra.
Outro assunto abordado na reunião foi à possibilidade da Universidade fazer o inventário turístico dos municípios mato-grossenses, como por exemplo, Nobres, que possui uma das mais belas riquezas naturais e já se consolidou como um dos principais pontos turísticos do Estado. “É necessário fazer esse levantamento detalhado das nossas potencialidades turísticas e a Unemat está preparada para contribuir com esse trabalho”, frisou o reitor. Adriano Silva também ressaltou que pretende se reunir com os secretários de Estado para reafirmar que Universidade quer contribuir efetivamente com o crescimento de Mato Grosso.

Gabriela Araujo / Assessoria de Comunicação-UNEMAT
31 de janeiro de 2011 - 15:07
 
Fonte: Sedtur

Descubra Mato Grosso: Conheça o Vídeo Oficial da Sedtur que divulga as potencialidades de Mato Grosso e as oportunidades para 2014


Mato Grosso é um estado bonito por natureza. Verdadeiro paraíso ecológico, é o único estado brasileiro onde é possível conhecer três biomas em uma mesma viagem: o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica.

Conheça agora as belezas naturais, a gastronomia, as tradições, as manifestações culturais e a alegria de um povo caloroso, que a todos recebe com o coração aberto.

Através deste vídeo, você vai conhecer em detalhes as principais atrações dos quatro pólos turísticos de Mato Grosso: Pantanal, Araguaia, Cerrado e Amazônia.

O vídeo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo em parceria com a Embratur e Ministério do Turismo, está disponível em seis idiomas e traz ainda um completo banco de imagens, além de trilha sonora com canções mato-grossenses.

O roteiro e a trilha sonora são do cantor e compositor Pescuma, com direção de Bárbara Fontes e produção de Keiko Okamura.

Embarque nesta viagem virtual pela maior reserva natural do planeta. Esperamos que a partir dela, você venha conhecer nosso estado pessoalmente.

Mato Grosso te espera de braços abertos.

Agência de Turismo Leão Tur lança site e formata pacotes para o pantanal em Cáceres - MT

A Leão Tur de Cáceres, lançou ontem no Sebrae, seu novo site: (www.leaoturismo.com.br) e dois roteiros sendo um para o pantanal no entorno da Estação Ecológica Taiamã, e o outro Cáceres/Porto Jofre com a Transpantaneira. Os dois pacotes são inéditos.

De acordo com o empresário Geraldo Leão, os produtos são cruzeiros fluviais de ecoturismo. Ele diz que a iniciativa já visa atrair turistas que virão a Mato Grosso para Copa do Mundo de 2014.

Outras Informações:

 Leão Tour é uma agência receptiva e emissiva fundada em 29 de janeiro de 2002, registrada junto ao MTTUR sob o número 13.005483.10.0001-0.

A empresa está situada na cidade de Cáceres, região oeste do Estado. A cidade fica na porta de entrada do Pantanal Mato-Grossense, a 210 km de Cuiabá.

Viajando a negócios ou a turismo, procure sempre uma empresa que seja legalmente constituída e credenciada pelo Ministério do Turismo, com "know-how" para assegurar-lhe a tranqüilidade e a comodidade que necessita.


Endereço: Rua Cel. José Dulce, 304
Bairro: Centro
Cidade: Cáceres  -  Estado: MT  -  Cep: 78200-000
Telefone: +55 65 3223-7357 / +55 65 3223-5202
E-Mail: leaotur@visitecaceres.com.br
Site: http://www.leaoturismo.com.br/
Contato: Geraldo Leão
 


Fontes:

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Petrobrás e Fundação Darcy Ribeiro lançam projeto para recuperação e conservação de espécies e ambientes em Cáceres


A Petrobrás e a Fundação Darcy Ribeiro, estão iniciando um projeto ambiental em Cáceres que inicialmente terá a duração de 2 anos e visa a recuperação e conservação de espécies e ambientes de água doce no rio Paraguai.
O projeto tem o objetivo promover a conservação e a gestão sustentável através da educação ambiental e a conexão com a natureza, trabalhar de forma integrada com as políticas públicas e alinhado às ações de conservação da biodiversidade do ICMBio, visando o desenvolvimento local e a preservação do meio ambiente, em conformidade com os “Objetivos do Milênio” e proporcionando à comunidade oportunidades de observação do meio ambiente sob o ponto de vista de interconexões entre seres humanos e os fenômenos naturais e sociais.
Os diretores da SCDC – Desenvolvimento Sustentável e Comunicação e coordenadores do projeto, Jussara Utsch e Douglas Trent estão em Cáceres apresentando o projeto a imprensa, autoridades e a sociedade organizada.

Fonte: http://www.caceres.mt.gov.br/?pg=noticia&id=1007

Reunião com o Comitê dia 23/02 de 2011 as 16 h na ANVISA



Esta marcada para o proximo dia 23 a reunião ordinária  do Comtur e Comitê Gestor do Turismo de Cáceres na sala de reunião da  Anvisa-Cáceres.

Responsável: Benice Benedita de Oliveira
End: Posto Portuário - Av. Getúlio Vargas  - Bairro: Vila Mariana (Em frente ao Posto Triangulo)
CEP:78200000 -Cidade: Cáceres - UF: MT 
Tel: (65) 3223-9846/32239860 - Fax: (65)33223-9875 E-mail: ppaf.caceres.mt@anvisa.gov.br

À participação de todos é muito importante !!!

 Cordialmente,

Rosangela Cabral Rosa Lazarin
Presidente do COMTUR & Coord.do Comitê Gestor Turismo do Muncípio de Cáceres
 

CÁCERES : AÇÕES EM PROL DO TURÍSMO "Artigo"

Elevar o nível de qualificação dos trabalhadores para atingir a melhoria contínua no atendimento em bares e restaurantes, gerando maior satisfação dos clientes, aumento no movimento, mais postos de trabalho e melhor renda são os objetivos do curso de treinamento de formação de multiplicadores que está acontecendo entre os dias 23 a 24 de fevereiro, no auditório do SEBRAE, a realização da última etapa do projeto Caminhos do Sabor
Realizado pelo Ministério do Turismo e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) com apoio do SEBRAE COMTUR, Comitê Gestor de turismo do município de Cáceres e da Prefeitura de Cáceres/SEMATUR, o curso Caminhos do Sabor conta a participação de 20 empresas da cidade, com uma  turmas de  30  alunos. O consultor que atua em Cáceres é  o Sr. Alberoni Leal Moral.
            O programa Caminhos do Sabor esta beneficiando 20 cidades no primeiro semestre de 2011. Santarém (PA), Várzea Grande (MT), Ilhabela (SP), São Paulo (SP), Barcelos (AM), Barreirinhas (MA), Cáceres (MT), Cacoal (RO), Chapada dos Guimarães (MT), Gurupi (TO), Mateiros (TO), Manhuaçu (MG), Manhumirim (MG), Maraú (BA), Nobres (MT), Nova Olinda (PA), Pontes e Lacerda (MT), Rondonópolis (MT), São Joaquim (SC) e São Raimundo Nonato (PI)  que receberam  cinco etapas de qualificação com o objetivo de agregar valor turístico a cada cidade através do reforço de sua identidade gastronômica.
           Inicialmente, o projeto atenderia 65 destinos indutores dentro do Plano Nacional de Turismo. Pela importância e abrangência, outros 10 locais conseguiram, por meio de emendas parlamentares, serem inseridos na ação, totalizando 75 destinos. No ano de 2010 todas as cinco etapas foram concluídas em 29 destinos. Mais de 10 mil pessoas foram envolvidas nas pesquisas realizadas pelo programa, mais de 2.600 empresas foram atendidas e cerca de 6 mil profissionais foram qualificados em 167 turmas.
         É importante  destacar a importância da capacitação. “O curso acontece em cidades turísticas e próximas de destinos turísticos importantes. As empresas, além de não ter nenhum custo, estão aprendendo muito como atender aos clientes da maneira mais correta. Agora Cáceres faz parte dos 75 destinos indutores gastronômicos do país. Dentro do treinamento, tem  também aulas de Inglês e Espanhol, justamente por causa da Copa do Mundo que irá acontecer em 2014 no Brasil”.
PROJETO CAMINHOS DO SABOR
Restaurantes, bares,barco hotéis,  participam do curso de capacitação
          Esse projeto tem um custo minimo por cidade de R$ 300,000.00 e beneficiará o destino não só no seu  setor gastronômico.  A  governança  já articulada   prevê  no Calendário de Eventos  de Cáceres  o “Festival Gastronômico” de caráter  anual,   especificamente no primeiro a ser realizado no mês de agosto de 2011, organizado pelo  COMTUR/SEMATUR junto a  Abrasel e parceiros  teremos um concurso para escolher o prato típico e específico de Cáceres, que fortalecerá a nossa cultura e atrairá mais turistas para a Princesinha do Paraguai.
            Essas são ações são em prol do desenvolvimento do turismo e da geração de emprego e renda para nossa cidade.
             O consultor apontou que 70% dos clientes desistem ou deixam de comprar num determinado local por conta da falha no atendimento. “Temos que melhorar e qualificar as pessoas envolvidas diretamente neste setor”. Outros cursos nessa área e em outras ligadas ao turismo estão sendo  programados pela governança.


Por: Rosangela Cabral Rosa Lazarin -Presidente do COMTUR & Coord.do Comitê Gestor do Município Indutor de Cáceres